Abraço: um gesto de carinho
- patysouto86
- 28 de jul. de 2014
- 2 min de leitura
No dia 22 de maio é comemorado o Dia do Abraço. Tudo começou na Austrália, quando homem chamado Juan Mann quis pôr em prática a máxima que dizia que às vezes um abraço é tudo o que precisamos e saiu pelas ruas de Sydney com uma placa escrito “Free Hugs” ou “Abraços gratuitos”, oferecendo abraços de graça para as pessoas que passavam por ele. A ação terminou virando uma campanha e ganhando o mundo. Interessante, não é?
É impressionante como um gesto tão simples pode ser tão cheio de sentimentos. Um abraço é capaz de transmitir afeto, carinho, amizade, amor... É capaz de dar conforto em momentos de dificuldade, transmitir ternura, atenção, solidariedade e até melhorar os relacionamentos amorosos.
Mas além de ser um gesto muito gostoso, que proporciona uma sensação boa para quem o dá e para quem o recebe, o abraço pode trazer benefícios para a sua saúde. Você sabia?
Segundo pesquisas, o abraço sincero aumenta os níveis de oxitocina, uma substância que tem a propriedade de reduzir os estados de estresse, medo e ansiedade, aumentando a sensação de felicidade e bem-estar. Essa substância também pode diminuir a pressão arterial e reduzir o risco de doenças cardíacas e de depressão.
Isso sem falar no fato do abraço ajudar na comunicação, fazendo as pessoas se sentirem mais compreendidas e empáticas. É também uma boa forma de demonstrar sentimentos.
Então, abrace seus familiares, seus amigos, amores e quem mais você sentir vontade. E faça isso todos os dias, de coração aberto. Você verá como fará bem aos outros e a você mesma, e como esse pequeno gesto pode melhorar o dia de uma pessoa, melhorar o seu humor e encurtar os laços que te unem àqueles a quem você ama e quer bem.
Comments