top of page
Minha Escolha:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Procure por Tag:
Fique a Par:

O que é Karma?

  • patysouto86
  • 28 de jul. de 2014
  • 2 min de leitura

Com certeza você já deve ter ouvido falar em Karma, mas você sabe o que significa? Algumas pessoas se referem a karma como um castigo, uma punição, porém não é bem assim.

O karma (ou carma) é criado por nós através de pensamentos, palavras e ações. Ele corresponde à lei de ação e reação da física e ensina que toda causa gera uma consequência. É um termo vindo das religiões budista e hinduísta, adotado posteriormente pelo espiritismo e conhecido em muitas religiões como “justiça divina”.

Segundo o Hinduísmo, o karma refere-se ao efeito que nossas ações geram em nosso futuro, seja nesta ou em outras vidas. Já os budistas consideram que, ao gerar karmas, os seres ficam presos ao ciclo de reencarnações (samsara), e a meta da prática budista é extinguir o karma e libertar-se do ciclo, a fim de alcançar a evolução espiritual. Para o Espiritismo, o karma corresponde à situação na qual o espírito está enfrentando as consequências de seus atos passados que lhe provocaram um desequilíbrio muito intenso, tanto em qualidade como em quantidade, e que, pela sua intensidade, o espírito poderá levar toda uma encarnação, ou mais de uma, para recuperar o seu equilíbrio.

De acordo com a Lei do Karma, todo bem ou mal que tenhamos feito numa vida trará conseqüências boas ou más para esta ou para as próximas existências. Além disso, qualquer coisa que acontece no mundo exterior é um reflexo de algo que criamos em nosso mundo interior. Ou seja, o que você transmite para as pessoas à sua volta e para o universo, seja na forma de ações, seja por pensamentos ou palavras, irá voltar para você mais cedo ou mais tarde.

Mas perceba que tanto as coisas boas como as ruins têm o propósito maior de nos transformar e nos ensinar, de despertar virtudes e qualidades ocultas dentro de nós. Se tivermos a compreensão da totalidade do que nos acontece, veremos que nada acontece por acaso e coisas ruins podem se transformar em boas, pois tudo é aprendizado.

O karma também é o princípio básico da reencarnação. Você vivenciará situações semelhantes, seja nessa vida ou nas próximas encarnações, que o levará a confrontar com as mesmas emoções, até que você consiga aprender com elas e resolvê-las, limpando seu karma e evoluindo.

Todas as emoções e questões que não conseguimos resolver em vidas passadas criam um bloqueio emocional deve ser desfeito. Através da regressão, é possível se lembrar de acontecimentos vividos em suas outras encarnações, acessando parte da memória de vidas em que criou determinados karmas. Isso poderá ajudar a entender quais emoções e questões precisavam ser resolvidas, para que agora, com uma nova consciência, você possa resolvê-las e libertar-se dos karmas.

A Lei do Karma pode trabalhar a seu favor quando você interrompe as ações habituais que são prejudiciais, assumindo a responsabilidade para enfrentar positivamente as conseqüências destas ações e prestando atenção para desempenhar ações positivas desse momento em diante.

Então, mude a sua atitude perante a vida e deixe de se sentir como uma vítima ou injustiçada. Compreenda que você merece e precisa de tudo o que está passando para crescer como espírito. E trabalhe suas emoções, suas experiências, procure entender os seus karmas, para dissolvê-los e evoluir.

 
 
 

Comments


bottom of page