top of page
Minha Escolha:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Procure por Tag:
Fique a Par:

Psssiiuu... Silêncio!

  • patysouto86
  • 28 de jul. de 2014
  • 2 min de leitura

Segundo o dicionário, silêncio é a ausência total ou relativa de sons audíveis, mas ele vai muito além disso. Ele pode até causar certo desconforto em algumas situações, como aquela sensação de falta de assunto numa roda de amigos.

Mas já parou para reparar como abaixamos o volume do rádio do carro quando queremos prestar atenção em algo no caminho? Ou como conseguimos nos concentrar melhor para estudar no silêncio?

Diante de tantos fones de ouvido, buzinas de trânsito, barulho de construção, celulares tocando, pessoas conversando ou gritando, um momento de silêncio pode ser reconfortante e revigorante.

No estado de silêncio, escutamos mais nossos pensamentos e emoções, que nem sempre nos mostram o que queremos “ouvir”. O silêncio é essencial para a reflexão, o autoconhecimento e a evolução. É quando podemos refletir sobre situações pelas quais passamos e como agimos diante delas e tentar compreender melhor nossos sentimentos, decisões e ações.

Se o silêncio te provocar algum desconforto, tente entender por que isso acontece. O que te incomoda no silêncio? Com que parte de si mesmo você se depara e se aborrece? Será que existe algum vazio que habita a sua personalidade e necessita ser preenchido? Como você pode trabalhar e melhorar isso?

O ser humano precisa do silêncio para alimentar sua alma, ter insights, sonhos, desejos e projetos. Aprender a meditar e aproveitar os momentos de silêncio interior pode mudar a sua vida.

Eliminando os ruídos, nossa mente também pode ampliar o poder de concentração e ser capaz de prestar atenção e se dedicar a uma atividade de cada vez, realizando-a com mais capricho.

Fazendo silêncio, nós também respeitamos o momento do outro falar, ouvindo-o e lhe dando real atenção. Lembre-se: um bom ouvinte é querido por todos.

Então, aproveite este dia do silêncio e comece a dedicar alguns momentos da sua vida à meditação, à reflexão, ao autoconhecimento, a ouvir às pessoas à sua volta e a alimentar a sua alma com o que há de positivo e construtivo no mundo.

 
 
 

Comments


bottom of page