top of page
Minha Escolha:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Procure por Tag:
Fique a Par:

Significado do Filtro dos Sonhos

  • patysouto86
  • 28 de jul. de 2014
  • 2 min de leitura

Filtros dos sonhos andam em alta. Pessoas os penduram nas janelas, lojas os vendem aos montes e alguns até o tatuam. Eles são lindos, realmente, mas você sabe o seu significado e a sua história?

O filtro dos sonhos ou apanhador de sonhos (ou ainda dream catchers, em inglês) é um amuleto da cultura indígena ojibwa (ou chippewa). Esse povo acredita que, ao cair da noite, o ar se enche de sonhos, bons e ruins. Alguns destes sonhos podem conter uma mensagem importante do Grande Espírito para nós, ainda que sejam pesadelos. Ou seja, mesmo de posse do filtro dos sonhos, teremos pesadelos, pois eles nos mostram visões de diversos aprendizados que devemos nos atentar. Mas existem muitos outros sonhos e energias ruins flutuando à nossa volta que não são nossos e estes podem nos fazer mal. É aí que os apanhadores de sonho entram: eles separam os sonhos bons das energias ruins, impedindo que energias indesejadas interfiram no processo natural e particular de sonhar.

Segundo a crença ojibwa, os sonhos bons sabem exatamente aonde ir e conseguem passar pelo buraco central da teia, enquanto os sonhos ruins ficam perdidos e acabam presos nos fios. Quando os primeiros raios de sol aparecem, as energias e os sonhos maus se dissipam.

Sua confecção consiste em um círculo feito de vara de salgueiro, revestido com tiras de couro, simbolizando o círculo da vida, a ideia do começo sem fim. A ele, são atrelados vários fios, formando uma espécie de teia de aranha, às vezes com contas ou pedras enfiadas. Os fios da teia, que são ligados ao círculo, podem ser tecidos em 7 pontos (7 profecias) 8 pontos (8 pernas da aranha = oito direções sagradas ) ou 13 pontos (13 Luas), variando de acordo com cada tradição e intenção. Uma pena é colocada no centro, representando o ar ou a respiração, essencial para a vida. Se a pena é de coruja, feminina, simboliza a sabedoria. Já se ela for de águia, masculina, serve para dar coragem. Tudo possui um significado.

É um instrumento de poder que assegura bons sonhos para aqueles que dormem embaixo dele, servindo também para trazer visões.

Se você tem ou deseja ter um apanhador de sonhos, coloque-o onde a luz bate pela manhã, em frente à janela. Você pode colocá-lo no seu quarto, escritório ou mesmo no berço ou carrinho do bebê. Mas faça isso de forma ritualística. Isso é o que diferencia um adorno de um instrumento de poder. Purifique primeiro o ambiente e o próprio filtro, colocando sua intenção nele, pedindo proteção para o lar, para a família e para os pensamentos.

No Xamanismo, o filtro ainda pode evocar a criatividade e a imaginação, inspirando a visão e o poder para trazer nossos sonhos até a realidade. Também ajudam a se obter independência e coragem para rompermos com as armadilhas que criamos, sejam emocionais ou espirituais.

Agora você já pode ter o seu apanhador de sonhos sabendo para que ele serve.

 
 
 

Comentários


bottom of page