Você se considera preconceituoso?
- patysouto86
- 28 de jul. de 2014
- 2 min de leitura
Preconceito é a opinião ou ideia preconcebida sobre algo ou alguém, sem informações suficientes para emitir um verdadeiro julgamento, fundamentado e raciocinado. É uma opinião individual que nasce, geralmente, da repetição sem reflexão de prejulgamentos que ouvimos mais de uma vez e nos fazem criar um estereótipo.
Assim, generalizações como “mulheres loiras são burras”, “pessoas feias são mais inteligentes”, “gordas não fazem sucesso”, “negros são marginais” e “homossexuais são depravados” são estereótipos emitidos através de um prejulgamento e configuram algum tipo de preconceito.
Mas o preconceito, por si só, é apenas a ideia, a opinião. O maior problema dele é que muitas vezes a etapa seguinte é a discriminação, ou seja, a ideia preconceituosa é colocada em prática, através de um tratamento desigual dado a pessoas em função de suas características raciais, sociais, sexuais ou religiosas.
O racismo e a homofobia são dois tipos bastante freqüentes de preconceito. Ao longo da História, o racismo foi uma maneira de justificar o domínio de determinados povos sobre outros, como se observou no período da escravidão, do colonialismo e nos crimes contra a humanidade. No século XX, algumas formas de racismo, como o Nazismo e o Apartheid, marcaram a História. Infelizmente, ele ainda se faz presente em nossa sociedade, muitas vezes propagado pela própria internet.
Já a homofobia é a repugnância, a aversão, o medo, ódio ou preconceito que pessoas nutrem contra homossexuais, bissexuais e transexuais. Ela muitas vezes surge devido à cultura ou religião de um grupo, mas pode ser observada em qualquer pessoa. Muitos homossexuais e bissexuais são agredidos moralmente e até fisicamente só por serem considerados “diferentes”, muitas vezes precisando esconder sua orientação sexual para não serem discriminados em várias situações do quotidiano, inclusive no trabalho.
Já pensou ser agredido verbal ou fisicamente por causa da sua cor, sexualidade, religião ou condição social? O que você acharia de ser prejudicado por ter nascido de determinada forma? Antes de prejulgar e discriminar, em qualquer situação, procure refletir e se colocar no lugar da outra pessoa. Não é porque ela é diferente que é pior ou melhor do que você.
Um canal do YouTube, o “The Gay Women Channel”, realizou uma experiência, juntando homofóbicos e gays em uma sala para eles se abraçarem. Veja a reação deles:
A Declaração Universal dos Direitos do Homem foi criada com o objetivo de proteger os direitos fundamentais dos seres humanos, condenando todo tipo de discriminação pela raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Entretanto, o preconceito e a discriminação ainda acontecem com freqüência no mundo e em nosso País. Eu, você e todos nós não precisamos necessariamente entender uma escolha ou condição, mas devemos respeitá-la, sempre. Pense nisso.
Comments