Como o Marketing de Impulso pode ser utilizado a favor da sua estratégia digital
- patysouto86
- 1 de ago. de 2016
- 4 min de leitura

Quem trabalha com marketing digital sabe o quanto é desafiadora a implantação da presença digital de uma empresa, produto ou serviço. Obter os primeiros links para o seu site, os primeiros seguidores no Twitter, no Facebook ou no canal do Youtube, conseguir que o conteúdo realmente funcione e ganhar os primeiros e-mails para o seu mailing é um processo difícil e demorado. Muitos profissionais e empresários, inclusive, sentem-se frustrados por não obterem resultados satisfatórios em um curto período de tempo.
A realidade é que as estratégias de marketing digital precisam de um tempo de maturação até que ganhem força e comecem a mostrar os primeiros resultados. Segundo Rand Fishkin, CEO e fundador da MOZ, conforme você vai conseguindo mais links, construindo a fidelidade do visitante, aumentando a sua reputação e influência na web, o seu trabalho começa a ficar mais fácil. É o chamado Marketing Flywheel, traduzido livremente como Marketing Volante ou Marketing de Impulso.
Todo negócio é como uma “Engrenagem”
Em seu livro “Good to Great”, Jim Collins explica que todos os negócios são como uma roda, que precisa de bastante energia no começo para sair do estado de inércia de repouso e se colocar em movimento. No início, é preciso um forte impulso, mas, depois de um tempo, aplicando-se a mesma força ou até uma menor, a roda girará sozinha e cada vez mais rapidamente, beneficiando-se da energia inicial aplicada. É o autorreforço.
Este conceito pode ser aplicado no Marketing Digital da seguinte forma: quando você começa a ganhar mais visitantes e sua influência e reputação aumentam na web, o seu trabalho de SEO passa a ficar mais fácil, o seu marketing de conteúdo terá mais comentários e compartilhamentos e sua geração de leads crescerá naturalmente.
Chegará um momento em que o seu artigo de blog ou sua própria página principal poderão aparecer na primeira página de buscas, graças à perseverança do seu trabalho.
Isso vale para todas as formas de canais: SEO, redes sociais, e-mail marketing, produção de conteúdo etc.
As três regras de ouro do Marketing de Impulso
Rand Fishkin defende que, se você deseja ter sucesso com o Marketing Flywheel, precisa seguir três regras fundamentais:
1) Continue investindo
Você precisa estar disposto a investir mais e por mais tempo do que em táticas não-impulso, aumentando gradualmente os valores e os períodos das campanhas. Quanto mais pessoas forem conhecendo e comentando sobre seu negócio ou conteúdo, mais relevância você vai adquirindo e mais gente será alcançada. Com o tempo, você poderá diminuir esses investimentos, mas os resultados virão naturalmente.
2) Não desista
Experiências mal sucedidas podem acontecer. Procure aprender com elas e aceite o seu fracasso sem se render a ele. Na atualidade, tudo muda o tempo todo e muito rápido. É importante que você esteja antenado com as novidades, para ajustar as suas estratégias e acompanhar a evolução do mercado. Não desista.
3) Entenda a dinâmica dos canais
Procure compreender como funciona cada plataforma e como os usuários a utilizam, para tirar um maior proveito de cada canal e adequar seu conteúdo de maneira efetiva.
Não esqueça que as plataformas se integram e se complementam. Um post de um blog que esteja integrado ao seu site pode gerar vários posts nas redes sociais, fazendo com que diferentes canais levem tráfego ao seu site, aumentando, ao mesmo tempo, o engajamento no Facebook e no Twitter.
Invista em estratégias digitais que possibilitem o efeito proliferador, como SEO, Social Media, Marketing de Conteúdo, entre outros, que demandam muito esforço no princípio, mas acabam trazendo ótimos resultados para as empresas com o passar do tempo.
Produza conteúdo de qualidade
Entenda quais as necessidades do seu público-alvo e produza conteúdos úteis. Apenas com conteúdos relevantes a sua estratégia digital de marketing de impulso terá resultados.
Faça parcerias
Procure fazer parcerias com empresas que tenham algo em comum com o seu negócio, sempre buscando benefícios para seus clientes. De que maneira você e seu parceiro se tornariam interessantes a ponto de atrair outras pessoas para a “conversa”?
Não se esqueça do relacionamento
As pessoas procuram por empresas com quem possam se relacionar. E o relacionamento entre empresas também deve seguir essa premissa. Construa um relacionamento saudável com seus clientes e parceiros.
Ao invés de, por exemplo, pedir links a um possível parceiro, crie uma relação de reciprocidade, de troca. Isso colaborará com sua estratégia de marketing de impulso.
Para produzir conteúdos relevantes, é preciso saber do que seus clientes gostam e do que eles precisam. E nada melhor do que saber ouvir o seu consumidor para descobrir isso. Interaja com o seu público e invista em canais onde ele possa expressar a sua opinião. Isso ajudará a promover melhorias na sua estratégia.
Por fim: continue a nadar
O Flywheel é uma estratégia de médio a longo prazo, mas que pode trazer grandes e bons resultados para o seu negócio no meio on-line. Entretanto, como vimos, é importante manter a “roda” sempre girando, não apenas com o impulso inicial, mas através da continuidade do trabalho e da qualidade do conteúdo produzido. Desta maneira, os esforços serão menores e os resultados, cada vez maiores.
Comments